quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bolinha da Queijo

Eu sei, eu sei... Não é uma receita nada light, mas quem é que não gosta de bolinha de queijo? Mesmo tentando fazer dieta, eu nunca resisto a esse salgadinho. Eu só costumava comê-lo em festas, mas agora que eu aprendi a fazer, acho que ele fará mais parte dos meus dias de gordinha.


Bolinha da Queijo

Ingredientes:

- Massa:
. 2 copos (americano) de água
. 1 cubinho de caldo de galinha
. 2 copos (americano)  de farinha de trigo
. 1/2 copo (americano) de óleo
. Sal a gosto.

- Recheio:
. 300 g de parmesão picado (ou muçarela, se preferir)
. Orégano a gosto.

- Para Empanar:
. Água gelada
. Farinha de Rosca

Preparo:

Para a massa, coloque todos os ingredientes em uma panela, misture e leve ao fogo (isso evita que a farinha empelote). Mexa até desgrudar do fundo da panela e deixe esfriar. Com a mão enfarinhada, pegue pequenas pedaços da massa, abra na palma da mão e coloque o pedaço de queijo e um pouco de orégano. Depois, enrole e faça bolinhas.
Para empanar, deixe no congelador um pote com água e espere formar uma pequena crosta de gelo em cima. Retire do congelador e quebre essa película de cima e assim a água ficará bem gelada. Isso ajuda a selar a massar e não a deixa quebrar na hora de fritar, ou seja, a bolinha não irá correr o risco de abrir durante a fritura. Passe as bolinhas molhadas na água na farinha de rosca e frite em óleo quente.
Depois é só esquecer as calorias e desfrutar esse pequeno prazer da vida.


Se você achar que são muitos salgadinhos, é só empanar tudo e congelar depois. Quando quiser comer o salgadinho, é só tirar do congelador, esperar descongelar e fritar.

Um comentário:

  1. 11:23am e eu aqui babando com essa última foto. É uma receita legal pro fim de semana. Testarei no sábado.

    PS: tira as letrinhas dos comentários x(

    ResponderExcluir