sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Chocolate Chip Banana Bread do Panelaterapia

Para o meu primeiro post no blog, quis fazer uma receita que realmente me confortou em uma tarde, o pão-bolo que encontrei no blog Panelateria.

A primeira vez que o fiz eu estava na casa da minha mãe e vi que haviam algumas bananas suplicando para serem consumidas, de tão escuras que estavam. Quando as vi tristes na geladeira, resolvi procurar uma receita fácil, que não sujasse muita coisa e que eu pudesse fazer com os ingredientes que tinha. O resultado não podia ter saido melhor.

Essa é a terceira vez que o faço e eu acabei adaptando a receita ao meu gosto. Virou vício, sabe?

A minha intenção é publicar receitas fáceis, que sejam adaptáveis e gostosas, é claro. Como eu descobri a arte da culinária a pouco tempo, acabo cometendo erros e tento adaptar muita coisa ao meu paladar. Já joguei receitas inteiras no lixo, mas não desisto. Se não deu certo, na próxima dará! Com o tempo e a prática, sei que as coisas que eu fizer ficaram cada vez melhores e eu vou poder receber sorrisos e elogios de volta, o que me dá um imenso prazer.

Meu sonho é um dia poder fazer um curso e quem sabe me tornar uma Chef de verdade, mas por enquanto, sou apenas Pseudo-Chef. Quem sabe um dia eu chego lá?!

Enfim, vamos então ao que interessa, né?

Chocolate Chip Banana Bread
(Receita adaptada daqui)


Ingredientes:
. 100g de manteiga amolecida ou derretida (1/2 xícara de chá)
. 1 xícara de açúcar
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 5 bananas
. 2 ovos
. 1 colher de chá de baunilha
. 1/2 colher de chá de fermento em pó
. 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
. 1/2 colher de chá de sal
. 1/2 colher de canela em pó
. 1 tablete de chocolate amargo (170g)

Preparo:
Não precisa de batedeira, prepare seu braço e vamos lá.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Pique a barra de chocolate em pedaços bem pequenos e coma um pedaço, mas só um, hein?! (a receita original usa chocolate chip, mas eu não encontrei por aqui e resolvi adaptar as coisas. Se achar na sua cidade, fica mais fácil). Reserve.
Amasse as bananas e misture em uma vasilha todos os ingredientes, deixando 2/3 da farinha pro final e o chocolate picado.
Depois, acrescente o resto da farinha e o chocolate picado, misture e despeje em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada (eu já usei a forma que tem o furo no meio e funciona igual, alias, achei até melhor que a de bolo inglês. No fim, use a que estiver a mão que vai dar certo!).
Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até que ele fique douradinho por cima.
Espere o quanto puder e desenforme (eu sempre desenformo quente, nunca quebrou).


Obs.: Não se assuste se no seu forno demorar beem mais. A primeira vez que fiz, deixei no forno por 1h e 30mins e mesmo assim não ficou super dourado, mas ficou excelente!
Uma outra dica é o chocolate. Você pode usar o chocolate que quiser: amargo, meio-amargo, ao leite, branco, com castanhas e etc. Eu prefiro o amargo para não ficar muito doce, mas se seu paladar é carente de açúcar, manda ver no ao leite que vai ficar ótimo também!

- Erros da 'Chef':

Eu, como boa iniciante na cozinha, simplesmente ignorei o fato esqueci mesmo da receita levar ovos e na primeira vez que fiz, não os coloquei. Resultado? Deu certo do mesmo jeito! Se por acaso você não os tiver em casa ou não quiser colocar ou esquecer como eu fiz, não se desespere porque ele ficará gostoso do mesmo jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário