sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conserva De Alho da Paula

Essa receita foi minha melhor amiga que me ensinou. Ela me contou uma história de quem ensinou a ela foi uma senhora e que eu tinha que escrever no meu caderno de receitas que foi a tal senhora que lhe ensinou. Me recusei. Pra mim, a conserva de alho sempre será da minha linda amiga Paula, que cozinha muito bem, mas se torna extremamente esquecida quando o quesito é o sal no seu ovo mexido. Ah, amiga! Te amo! 

O gosto de alho não fica forte e é um aperitivo muito gostosinho. Pra quem curte, é uma excelente opção (além de ser light)!

Conserva de Alho
(adaptada)

Ingredientes:

. 1/2 kg de alho
. 500 ml de vinagre de maçã
. 1/2 copo (americano) vinho branco seco
. 1 copo (americano) de água
. 4 folhas de louro
. 2 colheres de café de orégano
. 20 pimentas do reino brancas
. 20 pimentas da jamaica (não achei, usei pimenta rosa em grãos)
. 2 colheres de sopa de azeite
. 4 colheres de café de açúcar
. 2 colheres de chá de sal
. 1 colher de café de pimenta calabresa

Preparo:

Juntar todos os ingredientes e, ao levantar fervura, colocar o alho. Ferver por 2 minutos com a panela totalmente tampada. Colocar em vidros ainda quente e fechar bem. Deixe descansar por 5 dias antes de servir.



Obs.: Se você achar que tem muito líquido, pode desprezar um pouco. É só coá-lo para que as pimentas não sejam perdidas porque elas afundam na hora do cozimento. A melhor torrada para acompanhar é aquela feita de pão francês. Essa aí foi só pra tirar foto porque aqui em casa não temos o costume de comer pão. Vale trocá-la pela torrada de pão integral. Ah, e esse alho é uma excelente opção pra usar em outros pratos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário